quinta-feira, 7 de abril de 2016

Um pouco de cultura...

Atenas, a cidade da democracia

Foi na atual capital da Grécia que, há 25 séculos, foi inventada a democracia.
[...]
A Grécia antiga, que é a pátria da nossa civilização ocidental, não era um estado unificado: cada cidade formava como que um minipaís. Mas todas estas cidades-estado falavam grego e tinham a mesma religião e as mesmas tradições. De quatro em quatro anos disputavam entre si os Jogos Olímpicos e outros do género. Todos os habitantes eram gregos e quando havia guerra contra uma força exterior uniam-se sem problemas. Mas havia uma diferença: cada uma das cida­des-estado tinha uma forma de governo própria. O mais original de todos era o de Atenas. Porquê? Porque era uma democracia. É verdade. Atenas foi a primeira democracia e nela se inspiraram os nossos modernos Estados. [...]
A antiga democracia ateniense não funcionava da mesma forma que as demo­cracias atuais. Agora elegemos deputados que nos representam. Naquele tempo, os cidadãos reuniam-se numa grande praça, Pnyx, e decidiam em conjunto, por meio da discussão e do voto, os assuntos de interesse coletivo. Mas, infelizmente, as mulheres ainda não tinham direito de voto. Nem os escravos.
A Grécia esteve depois muito tempo dominada pelos turcos e quando recupe­rou a independência, já no século XIX, Atenas foi naturalmente escolhida.

Luís Almeida MARTINS, in Visão Júnior n.º 96, maio de 2012 (adaptado) 



Acrópole - Imagem retirada da Internet


Grécia Antiga - mapa







Sem comentários:

Enviar um comentário