quinta-feira, 17 de dezembro de 2015


Vencedores do concurso O Livro do Mês


    Eis os vencedores do concurso O Livro do Mês de novembro/dezembro, cujo livro a concurso foi A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen.

    

DESENHO - Gonçalo Cruz, 6.ºC


DESENHO - Mónica Miranda, 5.ºC


RESUMO - Mara Agra, 6.ºC

    Isabel era uma menina de onze anos, que vivia numa quinta, nos arredores da cidade. Sempre gostou de anões e tinha a esperança de um dia encontrar um.
    Num fim de semana de outubro, quando dava um passeio pela quinta, Isabel decidiu construir uma pequenina casa no bosque.
    Passados uns dias, algo muito surpreendente aconteceu: estava alguém a dormir na casa construída pela menina! Era um anão! Isabel ficou espantadíssima e muito feliz, mas o anão, quando acordou, mostrou-se aflito e só queria fugir.
    Isabel deixou-o ir, mas implorou-lhe que voltasse. Assim aconteceu e, com o passar do tempo, tornaram-se grandes amigos. Precisamente no dia em que fazia um ano que os dois se tinham conhecido, o anão decidiu contar a Isabel a sua história de vida.
  Há cerca de dois séculos, quando o anão tinha aproximadamente cem anos, existia naquele local uma densa floresta onde se escondia um grupo de bandidos que assaltava todos os que por lá passavam. Até que um dia, já cansados e envelhecidos, caíram numa armadilha e foram derrotados por um mercador e os seus cavaleiros.
    O capitão dos assaltantes conseguiu escapar e antes de morrer pediu aos frades que viviam no convento da floresta que entregassem o seu tesouro escondido a um homem bondoso que com esta riqueza praticasse uma boa ação.
    Os frades pediram ajuda aos anões e estes esconderam o tesouro e deixaram o anão, amigo de Isabel, responsável por guardar e entregar a fortuna a quem o merecesse.
    Isabel ficou perplexa, quando soube que o seu amigo anão tinha um compromisso tão difícil de cumprir.
   A menina lembrou-se do seu professor de Música e este cientista Doutor Máximo. Os dois ajudaram o anão a cumprir a sua promessa e este, após esta tarefa, comunicou que tinha de voltar para junto dos seus familiares, nas florestas do Norte.
     Após muitos agradecimentos aos seus mais recentes amigos, despediu-se com ternura e liberto de preocupações.


COMENTÁRIO - Prémio não atribuído por falta de participação.


 Parabéns aos vencedores!

1 comentário:

  1. Professora, estes alunos estão de parabéns, cada vez com mais talento. Parabéns aos três vencedores.
    Lara, 6ºA

    ResponderEliminar