segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um burro manhoso

   Havia, há muitos anos, numa corte, um burro, um boi e um cordeiro. Embora de manhã tivessem os três que ir trabalhar, de tarde podiam descansar à vontade, pois o dono deles tratava-os muito bem.
   Os três gostavam de jogos de azar, passando as tardes a jogar às cartas ou aos dados. Como recompensa, quem ganhasse dormia na melhor palha. Como podem imaginar, o boi, o cordeiro e o burro jogavam com todo o gosto.
   Porém, o burro tinha uma grande manha e, por isso, era ele que dormia sempre na melhor palha. O boi e o cordeiro começaram a desconfiar que ele os andava a enganar. Assim, e para terem certezas, fizeram uma pequena cruz em todas as cartas.
   Quando o burro voltou a ganhar-lhes na partida seguinte, ambos lhe pediram:
   - Mostra-nos as tuas cartas, amigo burro!
   -Não me digam que estão a desconfiar de mim? – Perguntou o burro, um pouco incomodado.
   De nada lhe serviu negar. Teve de mostrar as cartas que tinha sobre a mesa. Nenhuma delas estava marcada com uma cruz, o que queria dizer que não pertenciam ao baralho. O burro tinha-as tirado da manga. Os seus amigos chegaram então à conclusão que afinal o burro era mesmo manhoso.
   Desde essa tarde deixaram de fazer jogos, pois já tinham perdido toda a confiança nele, e decidiram que a partir daquela data iriam dormir todos na melhor palha rotativamente. Assim, ninguém ria nem chorava!

Tiago Costa Nº 22 6ªB

Sem comentários:

Enviar um comentário