quinta-feira, 19 de novembro de 2015


Eis os trabalhos vencedores do concurso O Livro do Mês de outubro: 

Resumo

     Certo dia, um grupo de amigos decidiu ir até uma casa velha onde existiam besouros. Aventureiros, combinaram destruir o enxame com uma vara, mas rapidamente se formou uma nuvem de besouros, acompanhada de um barulho ensurdecedor, que atacou os rapazes. A partir desse dia, um deles passou a ter muito respeito por todos os animais com ferrão.
          O pai desse miúdo sonhava ter uma colónia de abelhas e, como o velho Paulino, grande amador de abelhas, sabia desta paixão, resolveu oferecer-lhe dois enxames.
        Durante muito tempo, pai e filho dedicaram-se ao “rebanho” até que um dia a sua sementeira foi invadida por escaravelhos e, para acabar com essa praga, decidiram usar pesticida, mas acabaram com a sua grande paixão: as abelhas.

Comentário

      Gostei muito de ler este livro. Uma das razões é por saber que é um livro autobiográfico. Outra razão é por ser um livro fácil de ler e entender devido à linguagem ser muito acessível à minha idade.
       Achei um livro muito engraçado, pelas suas gravuras e também por causa de algumas expressões, por exemplo, chamar a uma colmeia “rebanho”. É um livro que apela à nossa imaginação. Achei interessante o narrador comparar o mel ao sol. Apesar de ser um livro divertido, também nos mostra que devemos ter respeito pela natureza, cuidando bem dela, o que, às vezes, é mais difícil quando somos jovens. Na minha opinião, este livro mostra que o narrador, mais tarde, aprendeu uma lição, porque passou a gostar de abelhas devido ao sonho do seu pai. Muito importante também, quando o nosso sonho envolve animais, devemos saber como tratar deles para não os prejudicar.

Desenho


Sem comentários:

Enviar um comentário